Seminário discute patologias em fachadas e soluções de retrofit no CREA-DF

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal realizou, nesta terça-feira (2), o Seminário de Patologia das Construções – SEMPAT, com foco no tema “Revestimento de fachadas”. O evento, gratuito e presencial, reuniu profissionais da engenharia e da arquitetura para debater os principais desafios técnicos relacionados à execução, inspeção, manutenção e reabilitação de fachadas prediais.

A iniciativa fez parte do programa Aprimora+, em parceria com a ALCONPAT Brasil e a SEMPAT-DF, fortalecendo a capacitação profissional e a difusão de boas práticas na construção civil.

Patologias em fachadas e o papel técnico do engenheiro

O primeiro palestrante foi o engenheiro civil Matheus Leoni, que abordou o tema “Inspeção e diagnóstico de fachadas: principais manifestações patológicas”. Durante a apresentação, ele destacou os problemas mais recorrentes encontrados nas edificações, como:

  • Descolamentos de revestimentos;

  • Fissuras;

  • Falhas de rejunte e vedação;

  • Manchamentos e deposição de partículas;

  • Eflorescências;

  • Anomalias nas juntas e posicionamento inadequado das mesmas.

O engenheiro reforçou o papel fundamental dos profissionais técnicos na prevenção e identificação dessas falhas, ressaltando que é possível executar fachadas com qualidade desde que haja planejamento, especificação correta de materiais e fiscalização eficiente.

Segundo ele, as inspeções evoluíram significativamente, com o uso de novas ferramentas e tecnologias que permitem resultados mais precisos. A especificação das terapias de correção, conforme destacou, exige análises específicas, validação em campo, ensaios e testes técnicos. Para Matheus Leoni, a fiscalização de obras de fachada é indispensável para garantir segurança, desempenho e durabilidade.

Retrofit predial e valorização dos edifícios

O arquiteto Elon Pfeiffer trouxe ao público uma ampla abordagem sobre retrofit predial, destacando a importância da modernização das edificações, especialmente no que diz respeito às fachadas, revestimentos, esquadrias, áreas técnicas para ar-condicionado, infraestrutura de drenos e cabeamento, além da instalação de brises, telas de segurança, pilotis e requalificação de coberturas e garagens.

Entre os principais benefícios apresentados estão:

  • Otimização dos espaços;

  • Inclusão de áreas de conveniência, como academias e salas multiuso;

  • Melhoria da segurança;

  • Adequação à acessibilidade;

  • Valorização do imóvel.

Elon detalhou ainda as etapas do projeto de retrofit, apresentou cases reais e exemplificou como o diagnóstico técnico, aliado à arquitetura, pode gerar resultados estéticos e funcionais eficientes.

SEMPAT

Produção, manutenção e sustentabilidade das fachadas

Encerrando o ciclo de palestras, o engenheiro civil Paulo Silva abordou o Projeto de Produção de Retrofit e o Plano de Manutenção de Fachadas. Ele explicou como ocorre o processo de reabilitação das fachadas, o que caracteriza um projeto de retrofit e destacou que é possível realizar o retrofit inclusive com placas cerâmicas.

A palestra trouxe como conceito central a ideia de “preservar, retrofitar e inovar”, aliando modernização à sustentabilidade, com foco na durabilidade das edificações e na redução de custos ao longo do tempo por meio da manutenção adequada.

Abertura e fortalecimento institucional

A abertura do seminário contou com a participação da presidente do CREA-DF, Adriana Resende, engenheira eletricista e de segurança do trabalho, além do engenheiro civil Luiz Canellas. Ambos destacaram a importância da qualificação contínua dos profissionais e do fortalecimento técnico da engenharia, arquitetura e agronomia no Distrito Federal.

O evento reforça o compromisso do CREA-DF com a capacitação profissional, a segurança das edificações e a qualidade dos serviços técnicos, promovendo debates atualizados sobre os desafios da construção civil e a responsabilidade dos profissionais perante a sociedade.

 

Catarina Angelini

Comunicação CREA-DF

date